Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/134
Título: | Os desafios enfrentados pelos alunos portadores de deficiência intelectual no contexto escolar |
Autor(es): | ROCHA, Sinara Da |
Palavras-chave: | Deficiência Intelectual Aprendizagem Inclusão |
Data do documento: | 17-Dez-2019 |
Editor: | Fama |
Resumo: | Na década de 90 houve uma grande mobilização social para inserir crianças e adolescentes com deficiência nas escolas, com o intuito de possibilitar de forma igualitária o direito à educação, cultura e lazer. As políticas públicas relacionadas à educação foram reformuladas, houve grandes debates, com o propósito de gerar mecanismos que assegurem o acesso, aprendizagem e permanência dos alunos nas escolas. As pessoas com deficiência intelectual possuem os mesmos direitos que os demais alunos, mas, devido à precariedade da maioria das instituições de ensino, como falta de acessibilidade, psicólogos, psicopedagogos, salas de atendimento especializadas e materiais didáticos especiais, esses alunos que tanto necessitam de um atendimento especial sofrem com o descaso na educação. O objetivo desta pesquisa é demonstrar os desafios da inclusão de crianças com deficiência intelectual no ensino regular e discutir os ganhos da inclusão para o aluno e os acompanhamentos das equipes multidisciplinares. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva de revisão bibliográfica, que buscou dados acerca da temática visando esclarecer sua ocorrência, mudanças e adaptações ante o cenário da educação inclusiva |
URI: | http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/134 |
Aparece nas coleções: | TCC PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SINARA-TCC FINAL.pdf | 490.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.