Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/164
Título: Levantamento das principais pragas, doenças e método de controle do coffea canephora p. Na zona da mata rondoniense
Autor(es): BINS, Luciano Klippel
Palavras-chave: Café Conilon
Pragas. Doenças
Cryptobables gnidiella
Data do documento: 5-Jan-2021
Resumo: O levantamento e/ou pesquisa é muito importante para o conhecimento das pragas e doenças que afetam as culturas, pois com esses dados é possível realizar de forma mais adequada o manejo das mesmas. O objetivo do presente trabalho foi realizar o levantamento das principais pragas e doenças de ocorrência em lavouras de café Conilon na Zona da Mata Rondoniense. A pesquisa foi realizada entre Janeiro e maio de 2020, em 50 propriedades rurais mais especificamente nos municípios de Santa Luzia D’Oeste, Alta Floresta D' Oeste e Alto Alegre dos Parecis. A técnica selecionada para a coleta de dados foi a de entrevista estruturada com perguntas abertas, sendo que foi dada total liberdade ao entrevistado, de modo, a não influenciar nas respostas. Para tratamento dos dados obtidos foram utilizados cálculos de frequência, frequência relativa e também de percentual. Cryptobables gnidiella (Lagarta-da-roseta) foi a praga de maior frequência (0,86) entre as propriedades amostradas e também é considerada a praga de maior dificuldade de controle segundo os produtores (32%), seguida pela Planococcus sp. (cochonilhas) com 22%. O método de controle mais utilizado ainda é o químico.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/164
Aparece nas coleções:TCC AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luciano Klippel Bins.pdf862.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.