Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/157
Título: A importância do serviço social em saúde mental: uma análise da atuação do assistente social na cidade de campos de julio/MT
Autor(es): CAVALLI, Nelci Maria Daniel
Palavras-chave: Serviço Social
Saúde Mental
Inclusão Social
Data do documento: 1-Ago-2020
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise do processo de trabalho do Serviço Social na saúde mental. O estudo se deu na transformação histórica dessa doença. Sendo temida por muitos e por outros ignorada até mesmo hostilizada, fazer uma retrospectiva do que a saúde mental mundial e brasileira vivenciou na contemporaneidade e a trajetória das políticas públicas de saúde, o projeto de medicalização da loucura que se materializa com a criação dos primeiros hospícios para alienados, culminando com o processo de Reforma Psiquiátrica, permitindo assim um entendimento dos desafios sócio ocupacionais que a profissão enfrentou e enfrenta até os dias de hoje. Para efetivar esta análise foi necessário aprofundar o estudo nas políticas de saúde e políticas públicas como se desenvolveram e se envolvem na carreira do Serviço Social e entender como se deu o processo da gênese da profissão, dos princípios que a compõem, a dinâmica que envolve o processo de trabalho do assistente social na saúde mental, como isto se efetiva, e quais os desafios que atualmente estão presentes nesta atuação. Um dos objetivos se dá em compreender os limites e as possibilidades na garantia de direitos, inclusão social e cidadania e a importância da sua atuação, como também expor quais as principais possibilidades de enfrentamento das expressões da questão social encontradas nesta trajetória. A importância das articulações entre teoria e prática, na formulação e avaliação da profissão com a finalidade de construir respostas eficazes para traçar um perfil profissional que possa contribuir principalmente na saúde mental das pessoas.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/157
Aparece nas coleções:TCC SERVIÇO SOCIAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nelci Cavalli.pdf691.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.