Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/153
Título: Promoção da saúde mental como estratégia de protagonismo da população: a experiência do município de campos de júlio
Autor(es): BONAPAZ, Cristian Eduardo
Palavras-chave: Reforma Sanitária
Reforma Psiquiátrica
Serviço Social
Atenção psicossocial
Data do documento: 1-Ago-2020
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo descrever e analisar a experiência do município de Campos de Júlio na área de atenção psicossocial, como dispositivo ou modalidade de organização dos serviços de saúde no âmbito de um município de pequeno porte (6.891 habitantes). É de caráter monográfico, decorrente de uma revisão do material bibliográfico e documental disponível sobre o tema. Realizando uma análise sobre o percurso da política de saúde no Brasil, ressaltando o contexto histórico, e a importância dos movimentos sociais, como o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e da Reforma Psiquiátrica, para a reorganização do modelo assistencial de atenção à saúde, até a construção do Sistema Único de Saúde. Uma atenção psicossocial acolhedora, que avança na perspectiva do cuidado, buscando romper com o antigo modelo assistencial hospitalocêntrico e manicomial. E reforçando também a importância de um modelo de atenção à saúde mental que esteja pautado nos princípios organizativos e doutrinários do SUS, para que todos tenham acesso à política de saúde, como preconiza a Constituição Federal de 1988, assegurando à integralidade do atendimento à população. O trabalho conclui com a experiência do município de Campos de Júlio, através da Unidade de Atenção Psicossocial Bem Viver, na promoção à saúde mental dos pacientes atendidos, com projetos que evidenciam o protagonismo e assim a emancipação do sujeito.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/153
Aparece nas coleções:TCC SERVIÇO SOCIAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cristian Bonapaz - Final 15-06-202022.pdf681.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.