Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/125
Título: Uma análise da construção de crenças a partir: do marxismo Ideológico de Antônio Gramsci, da terapia cognitiva comportamental e da teoria da arquitetura das crenças de Peterson
Autor(es): MARINHO, Marcelo Pedro
Palavras-chave: Crenças
Marxismo
Cognitiva Comportamental
Arquitetura
Cosmovisão
Data do documento: 15-Jan-2020
Editor: Fama
Resumo: Neste estudo buscou-se fazer uma análise que permita a compreensão da constituição ou estruturação de crenças culturais e/ou nucleares fomentadas a partir de três prismas diferenciados, sendo estes: o marxismo ideológico de Antônio Gramsci; a ótica da Terapia cognitiva comportamental de Aaron T. Beck e os conceitos abordadas na obra teórica - Mapas do significado: A arquitetura das crenças de Peterson. Procedeu-se a pesquisa a partir de revisões bibliográficas de acervo produzidos por estes teóricos e outros autores que discorrem sobre a temática, tendo como objetivos a análise dos fatores que possibilitam a criação de crenças culturais e/ou nucleares. Buscou-se nestes autores subsídios que permitissem averiguar a hipótese de que na formação das crenças culturais. Percebe-se uma multiplicidade de cosmovisões individuais e também coletivas com expressões que se distanciam uma das outras, moldando estruturas de crenças nucleares que são formas distintas destes grupos de psiquicamente interpretar o mundo que estão inseridos e consequentemente, definindo o modo como vivem.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/125
Aparece nas coleções:TCC PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Análise Construçao de Crenças_Marcelo_2019.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.