Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/107
Título: Influência da densidade de plantio na qualidade produtiva e química do abacaxizeiro
Autor(es): SANTOS, Marcus Vinicius Carlos Dos
Palavras-chave: Ananas comosus
Abacaxicultura
Densidade de plantio
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Fama
Resumo: O abacaxi é uma infrutescência tropical e está entre as mais conhecidas e consumidas no mundo, porém pouco se sabe sobre as características e a qualidade dos frutos do abacaxi, bem como os melhores espaçamentos para produção da cultura no estado de Rondônia. Logo, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do espaçamento entre plantas na qualidade físico-química do abacaxizeiro cv. ‘Pérola’. O experimento foi implantado no campo experimental da Faculdade da Amazônia, em Vilhena/RO. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com cinco tratamentos e cinco repetições, os tratamentos constaram em cinco espaçamentos (0,90 x 0,30 m; 0,90 x 0,40 m; 0,90 x 0,50; 0,80 x 0,30 m; 0,80 x 0,40 m). A cultivar utilizada foi a cv. Pérola, com aproximadamente 30 cm. As variáveis avaliadas foram: altura da planta, número de folhas, comprimento e largura da folha “D”, diâmetro e comprimento do caule. Foram realizadas avaliações da qualidade física e química do fruto: comprimento e diâmetro do fruto, produtividade dos frutos, massa fresca do fruto inteiro com e sem coroa e sem casca, acidez titulável, sólidos solúveis, ratio e pH. As características da planta, tais como número de folha, altura de planta, comprimento da folha “D”, largura da folha “D”, diâmetro do caule, comprimento do caule e massa verde das folhas, não foram afetadas pelos espaçamentos avaliados. Dentre as características produtivas do fruto somente a produtividade foi influenciada pelo espaçamento entre plantas. Não houve diferença nas características químicas do fruto com os espaçamentos avaliados. O abacaxi cv. ‘Pérola’ pode ser adensado, para otimização da área, sem perder qualidade física e química do fruto, aumentando assim a produtividade.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/107
Aparece nas coleções:TCC AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcus - INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE PLANTIO NA QUALIDADE PRODUTIVA E QUÍMICA DO ABACAXIZEIRO.pdf433.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.