Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/104
Título: Doses de regulador de crescimento na fase inicial do cafeeiro canéfora
Autor(es): STRAGLIOTTO, Guilherme
Palavras-chave: Coffea canephora
Desenvolvimento vegetativo
Equilíbrio hormonal
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Fama
Resumo: Uma das tecnologias utilizadas pelos cafeicultores é a aplicação da combinação de reguladores vegetais que agem no equilíbrio fisiológico e hormonal das plantas. Desse modo, o objetivo foi avaliar o efeito da aplicação do regulador de crescimento Stimulate® sob a cultura do cafeeiro Canéfora em sua fase inicial. O experimento foi instalado na Faculdade da Amazônia, em Vilhena/RO no período de fevereiro de 2018 a outubro de 2019. Foi realizado análise de solo nas profundidades de 0-20 e 20-40 cm antes da implantação do experimento, para posterior calagem e adubação de acordo com a necessidade. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 4x5, sendo o fator 1 composto por quatro clones de cafeeiro canéfora (AS03, 08, 25 e AS2) e o fator 2 composto por cinco doses de Stimulate® (0, 100, 200, 300 e 400 mL/100 L de Stimulate®) com cinco repetições. Os híbridos de cafeeiro canéfora (Coffea canephora Pierre ex Floehner) avaliados foram oriundos dos cruzamentos naturais entre plantas dos grupos conilon (GS1) e robusta (GS2), com quatro genótipos distintos, de características superiores (vigor vegetativo, uniformidade de maturação, tamanho dos grãos, resistência a seca). O plantio das mudas dos híbridos de café foi realizado em dezembro de 2018, com a utilização de um único genótipo em toda extensão da linha de plantio, variando-se os clones apenas nas linhas subsequentes (sistema clone em linha) com espaçamento de 3x2 m. Aos 90 dias após o plantio, foram aplicadas as doses do Stimulate®. Após a aplicação do Stimulate®, foram realizadas cinco avaliações uma a cada 30 dias, no qual serão avaliadas as seguintes variáveis: altura de planta (cm), diâmetro do caule (mm) e diâmetro da copa (cm). As variáveis altura de planta, diâmetro do colo e diâmetro da copa apresentaram interação significativa apenas entre os diferentes clones de cafeeiro e a dose do Stimulate®. Em todos os parâmetros avaliados o clone AS2 foi o que se desenvolveu melhor com as doses crescentes de regulador de crescimento, o clone AS03 foi o que menos respondeu as doses de Stimulate®. O uso do Stimulate® contribuiu para melhoria altura de planta, diâmetro do caule e colo para todos os clones avaliados. A dose de 400 mL do Stimulate® foi a melhor que se ajustou aos clones avaliados.
URI: http://repositorio.fama-ro.com.br/handle/123456789/104
Aparece nas coleções:TCC AGRONOMIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DOSES DE REGULADOR DE CRESCIMENTO NA FASE INICIAL DO CAFEEIRO CANÉFORA - Guilherme.pdf434.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.